OFICINA DE CAÇA, MATANÇA, CONSERVAÇÃO E MONTAGEM DE INSETOS COMO FACILITADORA DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM PRINCÍPIOS DE ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA.
Resumo
A entomologia agrícola é uma das áreas do conhecimento do curso de Agronomia de ampla atuação do Engenheiro Agrônomo. É por meio do estudo nessa área que adquire-se o saber da classe Insecta, possibilitando descobrir o papel que a mesma desempenha nos ecossistemas, inclusive, permitindo o controle das populações daqueles que são diagnosticados como pragas agrícolas, com a intenção de promover o equilíbrio e combater o prejuízo econômico que essas pragas podem causar. A partir disso, surge a disciplina Princípios de Entomologia Agrícola. Objetiva-se com esse trabalho avaliar a metodologia das atividades práticas na disciplina acima referida. Assim, foi promovida a oficina de caça, matança, conservação e montagem de insetos, onde os alunos puderam aprender técnicas para realizar a atividade que tem como finalidade a produção de caixas entomológicas. Foram utilizados métodos de coletas gerais, através de redes entomológicas, armadilhas de solo, bandejas d'água com cores atrativas e envelopes entomológicos. Os materiais utilizados pelos discentes para matança e conservação foram: recipientes contendo uma solução com álcool a 70% e frascos mortíferos. Para a montagem dos insetos foram utilizados alfinetes entomológicos, isopor, estendedor de asas e as referências bibliográficas. Por essa estratégia foi possível acompanhar o rendimento do aprendizado e fixação do conteúdo estudado. Conclui-se que as Atividades Práticas são instrumentos pedagógicos que muito auxiliam no processo ensino-aprendizagem contribuindo para maior compreensão e assimilação de conteúdos científicos; despertando curiosidades e promovendo uma excelente interação entre monitor e aluno, aumentando significativamente o rendimento dos discentes, havendo, ainda, uma conscientização da importância da disciplina para a formação do Engenheiro Agrônomo.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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