RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DE ENSINO COLETIVO DOS INSTRUMENTOS DE CORDA FRICCIONADA: VIOLINO E VIOLA

Autores

  • Vanessa Pereira Gomes
  • Liu Man Ying

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência do Programa de Iniciação a Docência (PID) na disciplina de ensino coletivo de violino e viola do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. Essa disciplina é de natureza optativa, tem por objetivo fornecer aos discentes conhecimentos teóricos e práticos sobre os instrumentos de cordas friccionadas, visando que os alunos possam ser professores ou instrumentistas. A disciplina apresenta um caráter contínuo, que tem seguimento desde Violino e Viola 1 à Violino e Viola 7, e a monitoria atende a todas estas disciplinas assim como às turmas do projeto de extensão de violino e viola, que acontecem concomitantemente com as disciplinas de graduação. Durante os semestres apresentamos os conteúdos técnicos como a postura instrumental, preparo do equilíbrio corporal para o aprendizado no instrumento, técnicas de mão direita na empunhadura do arco, golpes de arco básicos e técnicas de mão esquerda como flexibilidade, agilidade e afinação. A monitoria também auxilia na preparação dos ambientes de ensino, como a correção de técnicas do instrumento e de postura corporal dos alunos. Ao final de cada semestre as turmas apresentam um recital em grupo como mostra do resultado do aprendizado ao longo do semestre. Um dos objetivos do ensino coletivo é que os alunos aprendam uns com os outros, assim a junção dos graduandos com os participantes do projeto de extensão nas aulas de violino e viola facilitou o aprendizado de ambos e permitiu que os objetivos da disciplina e do programa de monitoria fossem alcançados.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência