RELEVÂNCIA DE UMA ATIVIDADE LÚDICA SOBRE METRONIDAZOL, ANTIFÚNGICOS E ANTIVIRAIS PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA PARA ODONTOLOGIA
Resumo
Introdução: A disciplina de Farmacologia para Odontologia agrega aulas teóricas e grupos de discussão (GDs). Estes últimos são desenvolvidos por 7 monitores, com o apoio de 2 pós-graduandos. Objetivo: Avaliar a importância de uma atividade lúdica sobre metronidazol, antifúngicos e antivirais para o aprendizado dos alunos no período 2016.1. Metodologia: A atividade consistiu na resolução de questões por três grupos com 9 a 10 alunos cada, dos 28 alunos matriculados. Com cada questão respondida, o monitor a corrigia, situando os temas e esclarecendo as dúvidas. Foram distribuído prêmios ao final. A atividade foi avaliada por meio de questionário inferindo sobre a qualidade da atividade e a postura do monitor. Resultados: Sobre a qualidade da atividade, 100% dos alunos a considerou proveitosa, sendo que 90% opinaram como bastante proveitosa e efetiva e 10% como parcialmente proveitosa. 100% dos alunos afirmou ser necessária a realização de atividades além das aulas teóricas, dos quais 90% diziam-se satisfeitos com a combinação GDs+atividade lúdica. O restante (10%) preferiu apenas os GDs. Todos os alunos indicaram que esse tipo de atividade deve ser repetida, somente 10% acharam que necessita de ajustes. Sobre a colaboração do monitor, 100% o considerou solícito em esclarecer, expor e explicar o assunto. 95% considerou que ele relacionou o assunto à Odontologia e somente 1 aluno julgou que este não relacionou tanto. Acerca do preparo do monitor, 90% consideraram que este detinha conhecimento e clareza. Já 10% determinou que ele possuía conhecimento, porém não tanta clareza ao se expressar. Sobre a didática do monitor, 95% opinaram que ele abordou o assunto de forma simples e tranquila, transparecendo segurança e credibilidade, o restante acha que ele não passou tanta segurança ou credibilidade durante a atividade. Conclusão: A atividade lúdica foi bem vinda e bastante efetiva para consolidação do aprendizado dos alunos acerca dos assuntos discutidos. Apoio: PID-UFC.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.