ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: O CASO DA VELAUMAR - ASSESSORIA, DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA (FORTALEZA-CE)
Resumo
A pesquisa, ainda em andamento, é sobre a atuação de organizações não governamentais em comunidades pobres. Está sendo realizado um estudo de caso sobre o Poço da Draga, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza-Ceará, bairro de grande valorização imobiliária. Os moradores do Poço auferem baixos rendimentos e vivem em condições precárias de saneamento básico. A ONG Velaumar (Assessoria, Desenvolvimento & Cidadania), entidade criada em 2004 por um grupo de moradores presta serviços, tais como cursos, oficinas, palestras e programas educativos, em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Sindicato dos Fazendários do Ceará (SINTAF) e outras instituições. A ONG também participa de atividades pertinentes à regularização da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) do Poço da Draga, instrumento urbanístico criado pelo Plano Diretor de Fortaleza, em 2009, que traria mais segurança contra as ameaças de remoção. A pesquisa pretende enfocar as relações entre a Velaumar e dos moradores do Poço da Draga e como ela se apresenta à comunidade. Outro objetivo é entender sua relação com o poder público e identificar quais os recursos políticos-institucionais e financeiros utilizados em sua atuação. Também se pretende verificar como é a relação da ONG e da comunidade com a obra Acquario Ceará, empreendimento do Governo do Estado sob a responsabilidade da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), que está sendo construído próximo ao Poço da Draga. O Acquario tem sido objeto de contestação por movimentos sociais e sofre ações dos ministérios públicos estadual e federal.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXXV Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.