TELEMEIOS E WHATSAPP: UM ESTUDO COMPARATIVO DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
Resumo
O uso de dispositivos móveis traz para educação novas possibilidades de ensinar e aprender, diante disto atentamos para o uso dos comunicadores instantâneos que oferecem, em sua interface, diversas ferramentas para comunicação, rápida e a distância. Possibilitando o compartilhamento de fotos, vídeos, documentos, áudios e mensagens escritas, estes aplicativos trazem novas formas de utilização em sala de aula, caso seja usado de modo significativo. No desenvolvimento desta pesquisa, pretendíamos nos deter nas atribuições do Whatsapp, quais as ferramentas disponíveis, como podem ser destinadas à educação e como seu uso pode potencializar a busca pelo conhecimento, seja em parceria com o professor, seja de maneira autônoma. Durante a realização da pesquisa, tornou-se necessário agregar o estudo sobre o Ambiente Virtual de Ensino (AVE), Telemeios, destacando suas ferramentas e promovendo uma comparação com o Whatsapp. Utilizamos como metodologia da pesquisa um estudo bibliográfico e a exploração das ferramentas em questão, objetivando identificar o potencial educativo existente nestes dois ambientes e desenvolver estratégias para a utilização dessas ferramentas por parte do professor. Diante o desenvolvimento desta pesquisa, percebemos como os ambientes descritos, Whatsapp e Telemeios, podem contribuir para a interação professor-aluno e aluno-aluno, já que fornecem recursos que permitem um contato direto entre os envolvidos no processo de aprendizagem. O Whatsapp torna-se uma ferramenta potencializadora para a realização de discussões com o objetivo de desenvolver atividades na plataforma Telemeios, bem como utilizar de maneira mais eficaz as ferramentas disponíveis neste ambiente. Além disso, com a utilização destes espaços o professor também terá o desafio de propor atividades em que os alunos possam trabalhar em cooperação e colaboração de modo que busquem objetivos pessoais e coletivos, no que se refere a construção do conhecimento nesses espaços virtuais.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXXV Encontro de Iniciação Científica
Licença
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