TELEMEIOS: FERRAMENTAS INTERATIVAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA E CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS

Autores

  • Daniele de Oliveira Xavier
  • Letícia dos Santos Maia
  • Herminio Borges Neto

Resumo

Este trabalho de pesquisa objetivou sistematizar uma Sequência Didática para um Ambiente Virtual de Ensino, utilizando a proposta metodológica Sequência FEDATHI, para tanto, realizou-se uma discussão sobre: a) os paradigmas educacionais e as concepções de ensino e de aprendizagem a partir do uso das Interfaces Digitais Interativas; b) o papel que exerce a intencionalidade educativa em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); c) as contribuições de uma Sequência Didática para o ensino; c) uma proposta de ensino interativo em um AVE. Como resultado do estudo comparativo, identificamos que tanto o WhatsApp quanto o ICQ apresentam semelhanças: possuem interfaces simples, são multiplataformas e necessitam de acesso a internet para enviar mensagens. Além disso, os dois aplicativos também enviam mensagens de texto, de áudio e de vídeo, que podem ser utilizados para compartilhar conteúdos pertinentes e contextualizados ao que foi trabalhado em sala de aula. A nova versão do ICQ permite o envio de documentos no formato DOC e PDF e pode ser acessado através de um computador, e a nova atualização do WhatsApp, também permite esse envio, que pode ser visto pelo aparelho celular e/ou computador. Estes estudos são importantes por agregarem conceitos ao ambiente TeleMeios, fugindo um pouco do seu chamariz lúdico e da atratividade proveniente de tornar pessoas distantes interligadas virtualmente, suprindo a ausência física com instrumentos virtuais.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXXV Encontro de Iniciação Científica