A AMBIENTAÇÃO DOS INGRESSANTES NO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA E O ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL I: UM PANORAMA SOBRE A ÓTICA DA EVASÃO

Autores

  • Lucas Fonseca Bezerra
  • Dayane Vieira de Sousa
  • Antonio Carlos Magalhães
  • Maria Mozarina Beserra Almeida

Resumo

A evasão tem sido objeto de muitos estudos educacionais a fim de propor possíveis soluções. Verifica-se que no primeiro ano de curso a evasão é de 2 a 3 vezes maior que nos anos seguintes. Sendo assim, a ambientação dos estudantes recém-chegados à universidade é um ponto crucial para diminuir a evasão. E é nesse contexto que atuam os Monitores de Projeto do Curso de Química Bacharelado. Esse estudo teve objetivo de realizar a ambientação dos alunos ingressantes no Curso em 2016, além de acompanhamento das disciplinas de maior índice de reprovação, com vistas a diminuir a evasão. A metodologia consistiu em duas partes: primeiramente propiciou-se a ambientação (através de recepção dos ingressantes, palestras com professores dando boas vindas e apadrinhamento dos ingressantes pelos monitores, etc) e secundariamente cada um dos bolsistas realizou acompanhamento pedagógico de uma disciplina como Química Geral, Química Orgânica I e Físico-Química I. Este trabalho relata algumas dessas atividades e discute as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na disciplina de Química Geral, tendo como base a aplicação de questionários semiabertos. Nesses questionários, os alunos responderam, dentre outros itens, a principal dificuldade na disciplina, o que mais consideram que contribuiu para sua aprovação ou reprovação e se estão motivados ou não a continuar no curso. Os resultados mostraram, por exemplo, que o conteúdo de maior dificuldade é estequiometria (56% dos entrevistados) e que 88% dos estudantes se sentem motivados a continuar no curso. Todavia, todos os estudantes que não se sentem motivados a continuar a graduação reprovaram a disciplina de Química Geral I. Isso demonstra o impacto negativo da falta de motivação para o Curso, levando às reprovações e consequentemente a evasão dos alunos. Dessa forma, espera-se que o panorama traçado neste trabalho sirva de guia para as próximas atividades da Monitoria de Projetos, bem como para docentes que compõem o Curso de Química.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

VI Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação