A APRENDIZAGEM COOPERATIVA APLICADA À METODOLOGIA DE ENSINO DA QUÍMICA

Autores

  • Kassia Teixeira da Silva
  • Fátima Miranda Nunes
  • Maria Mozarina Beserra Almeida

Resumo

A Aprendizagem Cooperativa é uma proposta didático-pedagógica que surge para proporcionar aos estudantes oportunidades que preencham a lacuna deixada pela falta de participação dos alunos na abordagem convencional, colocando-os como protagonistas no processo ensino-aprendizagem. Sabe-se que a sociedade necessita de mais relações cooperativas e a sala de aula é um ambiente frutífero para se propor uma metodologia que favoreça tais relações, pois além do processo de aprendizagem, auxilia na formação profissional preparando cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Este estudo investiga a influência dos métodos cooperativos aplicados em estudantes de uma disciplina Experimental do curso de Química, visando um desempenho significativo. As aulas da disciplina de Química Orgânica Experimental I foram subdivididas em experimentos em laboratório e discussão de resultados em dias alternados. Em sala, formaram-se grupos heterogêneos onde eram colocadas em debate dúvidas referentes à teoria relacionada ao procedimento da prática e os resultados. Em seguida, cada grupo relatava ao restante da turma as questões discutidas. Como principais resultados observou-se que não houve evasão na turma com a participação efetiva dos alunos nas aulas e aprovação do tipo de metodologia aplicada. Relatos dos alunos mostram como essa metodologia pode ajudar e segundo um aluno da turma a sua avaliação foi ”Não rendi muito vendo um assunto novo e estudando na hora em grupo, mas depois de estudado a cooperação ajudava a fixar a matéria”. Diante disso, recomenda-se aos professores a utilização combinada de métodos, de forma a contemplar tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a formação ética do cidadão.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

VI Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação