A ATIVIDADE LÚDICA E O ENSINO DE HISTÓRIA
Resumo
Introdução: Durante a monitoria da disciplina de Estágio Supervisionado do Programa de Inic. à Docência nos deparamos com alunos do EF dizendo que a História é muito chata. Um exemplo interessante do ensino de História que vimos durante a monitoria foi a oficina de História em Quadrinhos nas turmas do EF II onde os alunos através do livro didático produzem várias HQ's de acordo com sua criatividade e bagagem histórica. Objetivos: Mostrar que através de uma atividade lúdica, o aluno pode desenvolver uma consciência histórica podendo pensar em fatos históricos no tempo e no espaço. Metodologia: com lápis, papel, lápis de cor, seu livro didático os alunos contam a História de seu livro didático em Histórias em Quadrinhos. Resultado: Ao analisar os trabalhos dos alunos, podemos fazer um mapa de aprendizagem significativa em História de acordo com o autor Jorn Rusen no livro Aprendizagem Histórica - Fundamentos e Paradigmas com percurso narrativistico, representação histórica, conceitos históricos, conteúdos históricos e observações. No percurso narrativístico podemos ver o uso da literatura didática, cronologia, histórico evolutivo, domínio da natureza pelo homem, a identificacao pelo gênero,a problematizacao pela concepção histórica e a escrita autoral. Podemos ver o aluno e o professor como narradores, a linha do tempo relogio, personagens e o homem das cavernas como representações históricas. O tempo, o espaço e as evidências históricas pautadas no caráter presente também são encontrados como conceitos históricos. Na categoria de conteúdos históricos temos a periodização e a natureza. Conclusão: podemos concluir que atraves de uma atividade lúdica, o aluno às vezes sem querer nos fala de temas importantes como temporalidades, espacialidades,problematizacoes, gênero, natureza, narração, escrita e evidências históricas tão importantes na sua vida como pessoa e como cidadão, deixando de lado a impressão de que História é uma disciplina chata.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
VI Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação
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