A ATUAL FASE DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROJETO DE APOIO AO INTERCAMBISTA (PAI-UFC)

Autores

  • Nicholas Vieira Campos
  • Vitoria Maria Vieira Feitosa
  • Marcio Agner Carvalho Cavalcante
  • Gabriel Felix e Silva
  • Sandra Maria dos Santos

Resumo

O Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) é um projeto de monitoria da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) realizado em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Ceará (CAI-UFC). O projeto consiste no objetivo de auxiliar e orientar estudantes oriundos de outras instituições de ensino do exterior, por mobilidade acadêmica internacional na UFC, nos seus primeiros momentos em Fortaleza, prestando suporte para eles como: a sua recepção, documentação local, e assistência dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC) além de promover a troca de experiências culturais e acadêmicas entre estudantes da UFC e os estudantes oriundos de outras universidades estrangeiras. O artigo tem como função descrever e explicar como se mostra a atual fase de institucionalização do Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) da Universidade Federal do Ceará. Para detalhar as fases do processo de institucionalização foi utilizado o modelo de institucionalização desenvolvido por Tolbert e Zucker (1999). A presente pesquisa é desenvolvida mediante abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos ou fins, esta pesquisa é exploratória e descritiva utilizando para coleta de dados entrevistas com questões abertas, juntamente com uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, conforme critério de Gil (2002) e Vergara (2007). A análise dos dados coletados foi realizada através da análise de conteúdo de Bardin (2009), através desta mesma análise concluiu-se que o seguimento para a institucionalização do projeto em questão encontra-se atualmente em estágio de pré-institucionalização, visto que o programa está desenvolvendo condutas padronizadas para a resolução de problemas relacionados ao próprio programa, o que deve ser considerado com uma atuação forte no seu processo de adaptação.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

VI Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação