A CASA COMO UM PROGRAMA DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES NO BRASIL

Autores

  • Emanuel da Silva Nascimento
  • Tatiana Passos Zylberberg

Resumo

Fundada em maio de 2009 em decorrência do movimento de expansão do ensino superior gerado pelo REUNI, a Comunidade de Aprendizagem Significativa (CASa) é o programa de formação docente da Universidade Federal do Ceará. O programa apresenta como diferencial a proposta de aprendizagem cooperativa e significativa, quando possibilita o intercâmbio entre professores de diversas áreas, gerando, não só uma troca de conhecimentos benéfica, como constituindo uma forma de valorizar o protagonismo e a experiência de cada docente envolvido no processo. Os sucessos das ações desenvolvidas pela CASa despertam a curiosidade e inspiram ações de caráter parecido pelo país, tendo recebido recentemente a visita de professoras da cidade de Curitiba, interessadas em conhecer melhor as ações desenvolvidas. Para além disso, a CASa também tem recebido dúvidas por e-mail de outras cidades motivados a conhecer o trabalho do programa. O presente trabalho pretende em um primeiro momento, dedicar-se ao histórico da CASa, desenvolvendo o contexto de fundação, suas influências e seus fundadores. Em seguida, pretende-se apresentar o modelo de trabalho da CASa e elencar os interessados em conhecê-lo, além de suas devidas motivações para tal. Por último, munido de tais informações, propõe-se fazer uma análise da CASa como programa de formação que serve de referência a outros programas e iniciativas de cunho parecido no Brasil.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

VI Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação