A INCLUSÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PARA ENGENHARIA

  • Emanoel Sousa da Silva
  • Larissa de Castro e Silva
  • Samuel Unias
  • Carlos Estevao Rolim Fernandes

Resumo

Com o advento da internet, novas ferramentas digitais de informação e comunicação (FDIC) têm sido disseminadas e utilizadas no ensino e aprendizagem, permitindo ao estudante ter acesso a diversos conteúdos de forma rápida, eficiente e em qualquer lugar. Intencionando dar protagonismo aos estudantes em sua própria aprendizagem foi proposto que os alunos produzissem vídeo-aulas sobre conteúdos da disciplina, seja resolvendo questões problemas ou explicando algum assunto pontual. De início foi realizada uma explanação mostrando aos alunos o objetivo do trabalho, a forma com o qual ele seria desenvolvido e suas bonificações. Também foram apresentados diversos softwares e aplicativos que poderiam ser utilizados por eles para auxiliá-los na confecção do material proposto, fornecendo assim recursos úteis para a realização da atividade, a qual foi supervisionada através de um grupo fechado criado na mídia social Facebook, incluindo os alunos da disciplina, o professor e monitores. Todas as produções foram publicadas naquele espaço, permitindo que todos os alunos tivessem acesso ao material de estudo produzido, a qualquer lugar e a qualquer momento. Por meio desse grupo também foi possível que o professor e os monitores acompanhassem os alunos, orientando-os e avaliando o que foi produzido de forma rápida e eficiente. Muitas vídeo-aulas foram obtidas e os dados resultantes foram coletados e serão apresentados durante o evento abordado. A execução deste projeto possibilitou aos alunos um primeiro contato com FDICs, ao mesmo tempo em que eles produziam o próprio material de estudo. Quanto aos que não produziram materiais digitais, foi possibilitado que eles pudessem ter acesso aos conteúdos produzidos pelos colegas, sanando dúvidas sem precisar esperar por um horário livre e presencial com o professor ou com os monitores. O projeto agora será realizado com duas turmas da disciplina existentes neste semestre produzindo mais material de estudo disponível on-line.
Publicado
2017-05-31
Seção
VI Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação