A MONITORIA DE PROJETOS DE GRADUAÇÃO COMO INSTRUMENTO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO

Autores

  • Tiago dos Santos Salgado
  • Krishnamartha Vidigal Ribeiro
  • Igor Gouveia Maia
  • Francisca Márcia Coelho de Meneses
  • Jair Lino Soares Junior
  • Gilmar Alves de Farias

Resumo

Este trabalho discorre acerca da relevância das ações desenvolvidas por meio do Projeto Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – TERCOA, que se configura como uma monitoria de projetos de graduação da Universidade Federal do Ceará, o qual é desenvolvido na Faculdade de Educação da UFC. O grupo TERCOA tem como objetivo o acolhimento dos alunos recém-ingressos facilitando, com isto, sua integração ao curso de Pedagogia e também a consolidação e permanência dos alunos que já estão há algum tempo na universidade, mas que não eram tão atuantes por desconhecerem muitos dos seus direitos, benefícios e auxílios, os quais a academia pode lhes proporcionar. Portanto, procura-se aqui ressaltar a importância das atividades que possibilitam a integração dos ingressantes no curso de Pedagogia, bem como ações que auxiliam os alunos a despertarem em si um sentimento de pertencimento a universidade e, consequentemente, ao curso que estão inseridos, o que é crucial tendo em vista que ainda é grande o número de evasão. Identificamos que um dos fatores da desistência, é o fato de alguns alunos passarem a trabalhar em áreas que não são afins a sua formação por não se identificarem com as áreas de atuação do pedagogo. Desta forma as ações do projeto TERCOA subsidiam, a promoção da construção de uma identidade profissional, o reconhecer-se Pedagogo, suas contribuições para a construção do Projeto Pedagógico do Curso, especialmente, no que se refere a definição do perfil profissional, e a compreensão de sua participação no desenvolvimento da sociedade e na construção cidadã dos indivíduos.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

VI Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação