FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR NA EVASÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Tassiany dos Santos Mota
  • Naiara Pinto Mesquita
  • Aline Costa da Silva
  • Samuel Paulo Lopes dos Santos
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Neste trabalho procurou-se descobrir fatores que, possivelmente, estão associados à evasão do Curso de educação física da Universidade Federal do Ceará. Atualmente o Instituto de Educação Física e Esportes possui 654 alunos com vinculo ativo. No primeiro período de 2015, ingressaram no curso pelo processo de transferência de curso, mudança de curso, nova modalidade de ingresso e pelo tradicional sistema de seleção unificada (SISU), 134 alunos e 31 cancelaram a matricula. Em 2015.2 Ingressaram 67 alunos e 17 cancelaram a matricula. No ano seguinte 2016.1, 149 ingressaram, 18 cancelaram e 1 trancou a matricula, em 2016.2, 79 ingressaram e 12 cancelaram a matricula. Subentendo que a Evasão é maior nos primeiros semestres, a pesquisa restringiu aos alunos ingressantes nestes períodos, nos cursos de licenciatura e bacharelado, diurno e noturno de educação física. Um questionário pré-estruturado com aproximadamente 15 itens foi aplicado aos alunos, as principais perguntas do questionário são: quantos vestibulares e para quais cursos o aluno já realizou, se está satisfeito com suas notas, se já pensou em abandonar o curso, se está satisfeito e como avalia o curso de Educação Física. Tais perguntas tem o objetivo de diagnosticar os possíveis fatores que podem ser identificados como causas para o abandono da carreira acadêmica. A fim de colaborar com o aluno que se encontram ainda indecisos ou com duvidas em relação ao curso escolhido, o projeto Interações na perspectiva de formar-se, realiza intervenções como: Formar-cine, vídeos de motivação nos intervalos entre outros, tais atividades são realizadas ao longo do ano. As analises iniciais indicam que muitos alunos encontram-se indecisos com o curso que escolheu que já prestaram vários vestibulares para vários cursos e que já pensaram em abandonar o curso e que avaliam o curso como ótimo e bom.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

VI Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação