ACOMPANHAMENTO DE UM PROJETO DE ENSINO DE FINANÇAS PESSOAIS

Autores

  • Dalton Felipe de Carvalho Gondim
  • Francisco Gildemir Ferreira da Silva

Resumo

Resumo PIBIC Acompanhamento de um projeto de ensino de finanças pessoais As finanças pessoais estuda e aplica conceitos financeiros e empresariais nas decisões financeiras de uma pessoa ou de uma família. No Brasil há pouco de ensino nesse sentido, tendo sido criada a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) pelo Decreto nº 7.397 em dezembro 2010 para fomentar atividades nesse sentido. Com base no Enef e nas estatísticas da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF) identificou-se que poucas ações de ensino de finanças são carreadas no Norte e Nordeste brasileiro, isso motivou o desenvolvimento de um projeto de extensão e pesquisa que objetiva desenvolver uma metodologia de ensino e avaliar se ela é eficiente em aumentar o desempenho do aprendizado em finanças pessoais dos alunos de ensino médio em Fortaleza. Metodologicamente, faz-se uma análise do conhecimento dos alunos antes da ação de extensão, sequencialmente acompanhamos a ação que envolve palestras com duas abordagens de ensino (matemática financeira e com intuição de conceitos de finanças). O estudo de caso conterá um grupo controle e dois grupos de tratamento que terão duas formas diferentes de ensino de finanças pessoais. Como resultados são apresentados resumos estatísticos dos dados e modelos de econométricos que são utilizados para medir qual o método mais eficaz de ensino em escolas de nível médio em Fortaleza em relação ao projeto de ensino em finanças pessoais.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXXVI Encontro de Iniciação Científica