AVALIAÇÃO DO PERFIL DE USO DO OMEPRAZOL EM PACIENTES DE UM SERVIÇO DE CUIDADOS FARMACÊUTICOS PARA HIPERTENSOS E/OU DIA-BÉTICOS EM UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Resumo
O omeprazol é um inibidor da bomba de prótons, e estes são amplamente utilizados para tratar doenças como esofagite de refluxo. Esse medicamento atua, principalmente, na supressão da secreção de ácido gástrico pelas células parietais do estômago, pois inibe a enzima H+K+ATPase. Este trabalho objetivou analisar o perfil de uso do omeprazol em pacientes de um serviço de cuidados farmacêuticos para hipertensos e/ou diabéticos, em unidade de atenção primária de saúde de Fortaleza-Ceará, descrevendo e avaliando sua utilização, conforme princípios do uso racional dos medicamentos que focalizam, dentre outras coisas, aspectos de efetividade e segurança. Trata-se de um estudo observacional e transversal que foi realizado em duas etapas. Na fase retrospectiva foi utilizado o registro das fichas farmacoterapêuticas, e a fase prospectiva, foi realizada por meio de observação de entrevistas agendadas com os pacientes em acompanhamento farmacoterapêutico por um serviço de Cuidado Farmacêutico. Os resultados demonstraram que, dos 49 pacientes avaliados, a maioria era do sexo feminino (89,9%; n= 44), possuía escolaridade de até o ensino fundamental incompleto (38,78%; n=19) e a grande maioria da população também não mora sozinha. O principal motivo relacionado foi para tratamento de refluxo esofágico (38,78%; n=19), 57,14% (n=28) afirmaram utilizar o medicamento em um período superior a 5 anos e inferior a 10 anos, e a grande maioria (63,27%; n=31) não apresentaram interação relacionada com o omeprazol. Foi observado ainda que apenas 5 pacientes pararam de utilizar o medicamento, tendo um valor de p=0,25, ou seja, sem significância. Faz-se necessário, de fato, uma intervenção educativa por parte da equipe multiprofissional, principalmente dos médicos, contra o uso irracional de omeprazol. Apoio: PIBIC/CNPq, PREX/UFC, CNPq, FUNCAP.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XXXVI Encontro de Iniciação Científica
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