FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTA CURRICULAR PARA O MUNICÍPIO DE MARACANAÚ

Autores

  • Dennis Alves Rodrigues
  • Naiara Pinto Mesquita
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

A proposição deste trabalho emerge num momento de intenso debate no cenário da Educação, advindo, principalmente, do contexto de efervescência das reformas, dentre as quais destacamos a proposição da Base Nacional Comum Curricular, que propõe novos caminhos possíveis para (re)pensarmos a dinâmica curricular das disciplinas na escola. Imbuídos ainda da compreensão de que a renovação do ensino e das práticas pedagógicas, requer repensar processos de formação e qualificação docente, associando-os à dinâmica de um trabalho colaborativo, também vinculado a um trabalho de constituição de elementos que venham a subsidiar a prática pedagógica dos professores. Assim, o objetivo deste estudo é verificar o processo de elaboração e implementação da proposta curricular para o ensino da Educação Física, por professores que estão no processo de formação continuada do Município de Maracanaú-Ce, para analisar as possíveis implicações para a prática pedagógica. A perspectiva metodológica privilegiada será nos moldes da pesquisa-ação-crítica-colaborativa. A pesquisa de campo será desenvolvida em três etapas distintas: 1)acompanhamento do Programa de Formação Continuada; 2)colaboração no processo de elaboração das Diretrizes Curriculares; 3)acompanhamento do processo de implementação da proposta. Para a coleta de dados da pesquisa utilizaremos questionários, entrevistas, observações das aulas dos professores e a realização de círculos dialógicos. Os colaboradores serão professores de educação física da rede municipal de ensino de Maracanaú-Ce. Partimos do pressuposto de que com o devido acompanhamento oferecido pelo programa de formação continuada, fundamentado numa perspectiva colaborativa, os professores obterão êxito na elaboração da proposta curricular para a disciplina educação física. No entanto, quanto à implementação, presumimos que este fator não se relaciona somente à formação continuada, mas recai no que tange às condições materiais e de infraestrutura das escolas.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXXVI Encontro de Iniciação Científica