FORMAÇÃO PERMANENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
O objetivo geral da pesquisa foi verificar as contribuições que a formação permanente oferece para a melhoria da prática pedagógica docente na Educação Física escolar. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, com uma abordagem descritiva e avaliativa. Descrevemos e analisamos os cursos de formação permanente realizados pelo Instituto de Educação Física e Esportes - IEFES para professores de Educação Física escolar; verificamos o potencial de impacto que os cursos de formação permanente oferecem aos professores. A análise foi realizada com aplicação de entrevista para uma amostra de 08 professores que participaram das formações continuadas oferecidas entre os anos de 2010 a 2014. Os cursos oferecidos pelo IEFEs apontam para uma perspectiva crítica, reflexiva, colaborativa e pautada na trajetória de vida profissional dos professores, que avança qualitativamente em relação às perspectivas clássicas e tradicionais de Formação Continuada. As formações ofertadas pelo IEFES potencializam mudanças para o trabalho docente daqueles que frequentaram os cursos, quando nota-se que determinados conteúdos e formas de trabalho foram ressignificadas à medida que os professores conseguiram entender a metodologia colaborativa onde os mesmos são ativos no seu processo formativo. Percebemos que as iniciativas, implementações, práticas e ações realizadas, têm em comum a ênfase por processos de mudança nas práticas pedagógicas dos professores. Constatamos indícios de aproximação com a perspectiva crítico-reflexiva. A fundamentação utilizada com vistas à formação Permanente Relacional visa superar o paradigma clássico de formação, pelo seu potencial dialógico, crítico, reflexivo, afetivo, subsidiado pela constituição de grupos-aprendentes para o exercício de relações parceiras, compartilhadas e, para a co-reflexão. Os programas de Formação estudados potencializam uma releitura de valores imprescindíveis no tocante a uma qualificação da práxis docente.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XXXVI Encontro de Iniciação Científica
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