O PEDAGOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ANALÓGICOS E DIGITAIS

Autores

  • Morgana Timbo Lima
  • Dalmario Heitor Abreu
  • Fernanda Cíntia Costa Matos
  • Maria Laura Freitas Jorge
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Este projeto parte da problemática a qual o professor de matemática se depara no exercício do seu ofício e instiga uma reflexão sobre melhorias na formação docente no que tange a avaliação, a evolução dos conteúdos e a utilização de materiais analógicos e digitais como apoio ao ensino. Objetiva atender o projeto "Tecendo redes cognitivas da formação matemática do pedagogo: foco na avaliação, currículo e criatividade", que tem a proposta de repensar a formação docente, visando à orientação pedagógica para a [re] construção criativa dos conceitos matemáticos básicos, em que a metodologia empregada consiste na realização de uma pesquisa de natureza quali/quantitativa, amparada em uma pesquisa bibliográfica, dividida em fases não lineares, especificadas como: a) Elaboração de um plano de atividades; b) Experimentação empírica do planejamento elaborado; c) Avaliação do processo; d) Apresentação do relatório final. Logo, se faz necessário identificar os conteúdos que envolvem o Ensino Fundamental considerando o trabalho com materiais analógicos e digitais, acompanhando a evolução dos conteúdos matemáticos e, também, fazer um paralelo com as teorias desenvolvidas por Bernstein (1996) e Radford (2010), subsidiado pela Metodologia da Sequência Fedathi (SF). A metodologia do projeto consiste em pesquisa bibliográfica amparada pelos teóricos que fundamentam o projeto e em pesquisas já realizadas que podem servir de apoio à compreensão dos conteúdos matemáticos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A priori, tem-se por resultados a viabilização das práticas pedagógicas em aula e a consolidação dos conhecimentos matemáticos a partir da revisão da literatura que fundamenta a proposta. Nesta perspectiva, o projeto fornece uma oportunidade ímpar aos sujeitos, em posse de uma maior consciência sobre sua ação docente, assumir uma nova postura em sala de aula ao tratar dos conceitos básicos de matemática. Agradecimentos à UFC pelo apoio e financiamento.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXXVI Encontro de Iniciação Científica