VALUE RELEVANCE DE INFORMAÇÕES SOBRE INVESTIMENTOS AMBIENTAIS E EM INOVAÇÃO NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

Autores

  • Ruth Cristina Gomes da Silva
  • Andrezza de Albuquerque Espíndola - Cpf: 638732903-59 - Telefone: 987314320
  • José Glauber Cavalcante dos Santos - Cpf: 03266472365 - Telefone: 985029817
  • Alessandra Carvalho de Vasconcelos

Resumo

Estudos substanciados pela teoria da visão da firma baseada em recursos (RBV) colocam os investimentos ambientais e em inovação na condição de antecedentes de vantagens competitivas de legitimação e diferenciação. Decorrente desse viés, o exame da relação entre tais informações e o desempenho empresarial tem revelado que há inconsistência entre a RBV e algumas evidências empíricas observadas. Essa inconsistência pode residir no estudo do value relevance das informações, pois desempenho e relevância não necessariamente são concomitantes devido, dentre outros fatores, à defasagem temporal. O estudo visa investigar o value-relevance das informações sobre investimentos ambientais e em inovação no mercado de capitais brasileiro. A pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, analisou as demonstrações financeiras, relatórios de sustentabilidade e dados do Economática® de 2011 a 2015. Foram feitos testes de média, testes de correlação e realizadas regressões lineares simples em uma amostra de 440 empresas. Os resultados mostraram que, em linhas gerais, há baixa adesão ao compromisso de investir em meio ambiente e em inovar nas empresas brasileiras. Constatou-se que os investimentos ambientais realizados pelas empresas decrescem enquanto dobrou o valor aplicado em P&D. As análises demonstram que os investimentos ambientais são fatores de distinção no mercado, enquanto que os investimentos em inovação podem influenciar positivamente o preço das ações das empresas. Contudo, quando em uma análise restrita, a inovação se apresenta como mais relevante para a avaliação, inclusive explicando o preço atribuído às ações das empresas. Conclui-se que, no mercado de capitais brasileiro, em condições específicas, os investimentos ambientais e em inovação podem ser variáveis agregadoras de valor, fontes de vantagem competitiva, como explica a RBV.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXXVI Encontro de Iniciação Científica