A RELAÇÃO COM O SABER E O PROGRAMA NTPPS: CAMINHOS PARA MUDANÇA NA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO?

Autores

  • Klertianny Teixeira do Carmo
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado e tem como objetivo desvelar quais são os saberes e as relações elaboradas pelos jovens, a partir de suas percepções gerais sobre a experiência no programa Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) em duas escolas públicas de ensino médio de Fortaleza-Ceará. Este programa está em funcionamento desde 2012, no Ceará, na busca de ressignificar a escola, o conhecimento e a aprendizagem, por meio da reformulação curricular. Já que os jovens apontam falta de sentido ao que vem sendo ensinado. Portanto, dialogar com os jovens sobre a relação com os saberes construídos nesse programa é de extrema relevância. Para a realização do estudo optamos pela abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e pelo método de pesquisa estudo de caso (YIN, 2010). Os aportes teóricos de Freire (1987, 2014), Charlot (2000, 2001, 2009) e Carrano (2003). A técnica de coleta de dados utilizada: observação assistemática (RÚDIO, 2014) e Círculo Dialógico (FIGUEIREDO, 2012). Utilizou-se como método de análise a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e como técnica, a análise categorial. Os sujeitos/ a(u)tores participantes da pesquisa foram 27 jovens, do 2º ano totalizando 5 Círculos Dialógicos. O eixo temático 1, experiência NTPPS contou com o recurso fotográfico para apreensão do fenômeno e foi balizado pelo compartilhamento das respostas do seguinte questionamento: Como eu me sinto quando entro no Núcleo? Como eu sinto quando termina o Núcleo? Os resultados da pesquisa foram divididos em 02 blocos de categorias. Primeiro, referente a primeira pergunta chegamos a três categorias: desinteresse, dúvida e sem conhecimento. Segundo, relacionada a segunda pergunta chegamos a três categorias: interesse, participação e aprendizagem. Foi possível concluir que o conhecimento adquirido pelos jovens foi ressignificado mostrando que novas formas de ensinar e aprender são possíveis e merecem ser visibilizadas contribuindo para práxis cotidiana.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

X Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação