PROVOCANDO O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA CENTRADA NA MEDIAÇÃO

Autores

  • Mariana Aguiar AlcÂntara de Brito
  • Veriana de Fatima Rodrigues Colaco

Resumo

Este estudo objetiva discutir acerca de uma proposta metodológica de inspiração vygotskiana, que vem sendo utilizadas nas intervenções-pesquisas da Clínica da Atividade. Para isso, utilizou-se de uma revisão de literatura em artigos disponíveis no portal de periódicos Capes e Periódicos eletrônicos em Psicologia – PePSIC, usando como descritores metodologias qualitativas e clínicas do trabalho. Pesquisou-se também sobre os métodos capazes de provocar o desenvolvimento da atividade laboral e possíveis transformações na realidade. Como resultados desse estudo, destaca-se a adesão epistemológica ao materialismo histórico dialético; o uso dos princípios do método para a análise das funções psicológicas superiores, em busca de uma análise dinâmica da atividade laboral; e a definição e caracterização de uma unidade mínima de análise capaz de funcionar como um microcosmo que represente as funções e relações psicológicas envolvidas. Em relação aos métodos descritos para a construção dos dados, destaca-se o uso do protocolo verbal de instrução ao sósia e o uso de entrevistas de autoconfrontação simples e autoconfrontação cruzada que fazem parte de um quadro dialógico e interventivo que corroboram com a criação de conflito e controvérsias entre os pares, processos imprescindíveis na criação do coletivo de trabalho e, portanto dos desbloqueios da atividade. Conclui-se que o uso de metodologias ativas nos contextos laborais podem favorecer a revitalização e o desenvolvimento do ofício profissional e contribuir para o fortalecimento da saúde e do poder de agir dos trabalhadores.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

X Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação