A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MODELAGEM PLANA MASCULINA

Autores

  • Elizabeth Gomes Queiroz
  • 30035279320
  • Maria do Socorro de Araújo
  • Msdesigne@gmailcom
  • Walkiria Guedes de Souza

Resumo

A experiência foi realizada durante a disciplina Modelagem Plana Masculina, do curso Design-Moda (UFC). A atividade consistiu em acompanhar a aplicação de estratégias metodológicas visando à melhoria da aprendizagem dos alunos e a interdisciplinaridade entre duas outras disciplinas Desenho Técnico e Técnicas de Montagem Industrial. Além do desenvolvimento de ficha técnica, roteiro, modelagem e peça montada. Durante o processo foram realizadas atividades educativas com os alunos, com a participação da monitora. A proposta de desenvolvimento da peça final e levantamento das necessidades e anseios em relação às práticas foram apresentados na primeira aula. Inicialmente foi utilizada a técnica brainstorming, para juntar informação sobre as dificuldades, interesse no conteúdo de modelagem e as expectativas quanto à disciplina. Tal prática foi importante para desenvolver novas ideias quanto a prática. Em seguida foram apresentadas algumas técnicas, modelagem reduzida: 1/10, 1/50; adaptação das bases industriais e a proposta de desenvolvimento do roteiro feita a partir da ficha técnicas criadas por eles. Como resultado, as práticas foram realizadas com objetivo de que o aluno percebesse a interdisciplinaridade entre os conteúdos. A metodologia previa que, enquanto os moldes bases fossem feitos, o aluno já poderia escolher uma destas, para fazer adaptação do seu modelo. Os moldes foram desenvolvidos para serem montados em outra disciplina, noutro horário e ou até ser terceirizada a costura. Praticamente, todos os alunos a fizeram, montando a sua peça, e concluíram a disciplina com boas avaliações. Pode se concluir que a importância pedagógica dessa experiência se define em relação ao exercício da criatividade, da cooperação entre professora e monitora no desenvolvimento das atividades e no esclarecimento de dúvidas relativas aos trabalhos, e, sobretudo, da interação entre às disciplinas, favoráveis ao desenvolvimento cognitivo e pratico do aluno.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência