A ATUAÇÃO DOS BOLSISTAS COMO MONITORES DAS TURMAS DE ENSINO COLETIVO DE CORDAS

Autores

  • Palloma Costa de Oliveira
  • Liu Man Ying

Resumo

Este projeto tem como objetivo mostrar a importância do papel dos monitores no desenvolvimento das turmas de cordas. A prática da docência é essencial na formação de músicos amadores e/ou licenciados, pois o processo de aprendizagem ocorre também em decorrência do contato com a didática e experiência do professor em sala de aula proporcionando ao bolsista a segurança e conhecimento para atuar como docente, enriquecendo sua experiência acadêmica e humana ao ajudar os alunos nas suas dificuldades de aprendizado em sala de aula auxiliando-os individualmente por meio da monitoria. Por meio da observação da prática pedagógica apresentada em sala de aula pelo professor, e através da experiência didática, o monitor aprende como passar o conteúdo de forma mais eficiente juntamente com o seu conhecimento técnico, de forma que é capaz de auxiliar na solução das dificuldades de aprendizado das turmas iniciantes. Citamos a turma de Violino e Viola I como exemplo da atuação bem-sucedida dos monitores. Esta turma iniciada em 2015 continua até os dias de hoje em sua quase totalidade. Há uma evolução na aquisição do conhecimento técnico e de referencial teórico desses alunos, devido em grande parte à atuação de monitores que colaboram no suporte pedagógico para uma formação mais abrangente. As atividades dos bolsistas-monitores são fundamentais na formação, desenvolvimento e manutenção das turmas de cordas, o que resulta em atividades culturais, e produção artística na universidade e em aprendizado tanto musical como em docência. Com uma pequena trajetória de dois anos essas turmas já puderam aumentar a atuação do curso de Licenciatura em Música, provendo grupos musicais e uma formação mais abrangente aos alunos.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência