A IMPORTÂNCIA DO MONITOR NO APRENDIZADO DE VIOLINO E VIOLA

Autores

  • Jose Roberto Pereira de Freitas Junior
  • Liu Man Ying

Resumo

Vinculado ao PID (Programa de Iniciação à Docência), o projeto Ensino Coletivo de Violino e Viola, como o próprio nome já indica, tem como objetivo o ensino de instrumentos de cordas friccionadas, em especial, violino e viola por meio da metodologia de ensino coletivo, atuando para a comunidade em geral. No Brasil, as primeiras experiências com ensino coletivo de música vieram com Heitor Villa-Lobos, por meio do Canto Orfeônico, em meados de 1930. Ying (2007) fala que tal projeto fora criado com a finalidade de ser aplicável em todo o território nacional. Em Fortaleza, as primeiras experiências com ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas vieram com um núcleo do Projeto Espiral, em 1976. Santos (2016) relata que o início do núcleo foi com Alberto Jaffé e sua esposa Dayse de Lucca, professores que se encarregaram da formação dos 100 alunos efetivos do núcleo. O trabalho do monitor no projeto é auxiliar o aprendizado dos alunos, corrigindo questões essenciais como postura corporal, que é a base de toda a movimentação do corpo e sustentação no instrumento, a fim de evitar problemas de saúde como lesões por esforço repetitivo e dores na coluna. O monitor também auxilia tocando os exercícios junto com os alunos, guiando seus dedos, mãos e ombros, buscando uma melhor empunhadura dos mesmos no instrumento. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância que o monitor tem no aprendizado dos alunos do projeto, ora atuando em conjunto com a professora na sala de aula, ora agindo com outros monitores, ora atendendo individualmente cada aluno em turnos extras. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com os estudantes de uma das turmas do projeto, onde eles puderam descrever qual a relevância que o monitor tem no contexto educacional. Como resultado, vemos que o monitor tem um papel essencial no aprendizado dos estudantes, atuando de uma maneira mais individual, corrigindo problemas que podem passar despercebidos em uma turma com muitos alunos.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência