A INTERAÇÃO ALUNO-MONITOR NAS MÍDIAS SOCIAIS SOBRE O APRENDIZADO EM MORFOLOGIA EXTERNA DE INSETOS.

Autores

  • Marcos Antonio Barros Lisboa
  • Niédja Goyanna Gomes Gonçalves
  • Ozilando Lima de Almeida
  • Rebecca Tavares Bessa
  • José Flaildo de Sousa Silva Filho
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

A segunda década do século XXI é marcada pelo fim das fronteiras entre à academia e a vida social. As mídias sociais não possuem limitações relacionadas a horários ou a locais, diferente de um espaço físico. Em um ambiente virtual é possível que exista uma interação aluno-monitor em qualquer lugar e a qualquer hora. Objetivou-se, então, analisar o efeito que a interação aluno-monitor, nas mídias sociais, possui sobre o aprendizado dos discentes. Em especial, sobre o aprendizado em morfologia externa de insetos que é a base da disciplina de Princípios de Entomologia Agrícola, do curso Agronomia. O efeito foi observado utilizando-se a comparação de médias e de exames relacionados aos conteúdos de morfologia externa de insetos, entre dois semestres, um deles onde os discentes foram assistidos pelos monitores somente no espaço físico reservado para essa finalidade e o outro onde os participantes da turma foram assistidos, além de no espaço físico, em ambientes virtuais, principalmente grupos no Facebook e WhatsApp, através de testes estatísticos. As médias de desempenho foram diferentes, quando comparados os dois semestres subsequentes. O efeito da interação aluno-monitor nas mídias sociais foi positivo. Os discentes auxiliados por essa metodologia obtiveram um aumento significativo de rendimento quanto ao ensino-aprendizagem. Na atual realidade, é de importância singular a utilização de ambientes virtuais para ampliar o conhecimento, fato já comprovado em diversos estudos pedagógicos. No ensino de morfologia externa de insetos não foi diferente, tendo em vista todos os resultados obtidos permitindo a comprovação do efeito benéfico dessa interação aluno-monitor e ambientes virtuais sobre o aprendizado em morfologia externa.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência