ANÁLISE DA EFICÁCIA DA ESTRUTURA DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO NO APRENDIZADO DA FARMACOLOGIA GERAL

Autores

  • Livia Rodrigues de Araujo
  • Karoline Gonzaga da Costa
  • Heitor Amorim Muniz
  • David Freitas de Lucena

Resumo

INTRODUÇÃO: O módulo de farmacologia geral é muitas vezes considerado difícil, pela extensão e complexidade do conteúdo. Além disso, muitos tópicos, principalmente os que envolvem mecanismo moleculares, são considerados abstratos, de modo que os alunos têm dificuldade de ver a importância prática da matéria. Os grupos de discussão, ministrados por monitores, foram implementados a fim de melhorar o entendimento do aluno dos temas ministrados nas aulas teóricas. Muitas das questões discutidas têm uma abordagem prática do assunto, dentro de um contexto clínico, de modo a aumentar o interesse do aluno e melhorar a fixação do conteúdo. OBJETIVO: Analisar a eficácia dos grupos de discussão em melhorar o entendimento do aluno e ajudar na fixação do conteúdo. Além disso, questionar se a atual estrutura com que é organizado agrada aos alunos. MÉTODO: Pesquisa de opinião, por meio de um formulário, aplicada a alunos do atual 3º semestre da UFC. RESULTADOS: Com relação à fixação do conteúdo, a avaliação foi positiva: 51,7% dos entrevistados consideraram que os GDs ajudaram na fixação; 44,8% que ajudaram muito e 3,4% que não ajudaram. Quanto à melhora no entendimento do assunto, o resultado também foi positivo: 62,1% acreditam que ajudaram; 34,5% que ajudaram muito e 3,4% que não ajudaram. Quanto ao atual modelo estrutural dos GDs, 62,1% dos alunos aprovam; 34,5% aprovam em parte e 3,4% não aprovam. Foi perguntado se os entrevistados preferiam que fossem administradas aulas teóricas pelos monitores, ao invés dos GDs: 82,8% preferem os GDs, enquanto que 17,2% têm aulas teóricas como preferência. CONCLUSÃO: Observa-se que os GDs contribuem, de fato, para uma melhor absorção do conteúdo e que a sua proposta mais interativa é vista pelos alunos, como um bom complemento às aulas teóricas. Contudo, chama atenção a significativa porcentagem de alunos que concordam apenas em parte com a atual estrutura, de modo que o aperfeiçoamento do método deve ser buscado.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência