ANÁLISE DO APRENDIZADO DE ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA EM MONITORIA DE FARMACOLOGIA GERAL BASEADA EM SITUAÇÕES CLÍNICAS: A FARMACOLOGIA GERAL COMO INTRODUÇÃO À ANESTESIOLOGIA
Resumo
Introdução: A disciplina de Farmacologia para o curso de Medicina, conta com a participação de monitores que desenvolvem atividades a fim de otimizar o aprendizado na graduação. A atividade de monitoria é baseada em grupos de discussão (GDs), nos quais os monitores conduzem os alunos em um raciocínio sobre o tema proposto. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar quantitativamente a importância do método proposto(GD) e fazer uma análise do uso de casos clínicos como ferramenta de ensino. Metodologia: No GD sobre “Colinérgicos e Anticolinesterásicos”, foi abordado o tema “Anestesia induzida com fármacos Bloqueadores Neuromusculares Despolarizantes e Não Despolarizantes”. Foi solicitado aos alunos que, antes de a monitoria ser realizada, respondessem uma atividade contendo duas questões, uma sobre o conceito farmacológico de bloqueio neuromuscular, e outra contextualizada em um caso clínico, em que o aluno deveria desenvolver um raciocínio clínico, no caso a opção pelo uso de um Bloqueador Despolarizante ou um Não-Despolarizante. Em seguida, foi ministrada a monitoria relativa ao sistema Colinérgico, direcionada para o conceito de bloqueio neuromuscular e suas aplicações. Ao final, os alunos foram convidados a responder as mesmas questões. Foi possível comparar o número de acertos antes e depois de ministrada a monitoria. Resultados: Foi verificado que, de 70 pré-testes realizados, 21,42% acertaram a questão 1, 58,72% a questão 2 e 15,71% ambas as questões. Na análise dos 70 pós-testes, 48,57% acertaram a questão 1, 87,14% a questão 2 e 44,28% ambas as questões. Havendo uma melhora de 30% na questão 1 e 37,14% na questão 2, além de um acréscimo percentual de alunos que acertaram ambas as questões. Conclusão: Conclui-se que o método aplicado na atividade foi de grande importância no aprendizado dos alunos e contribuiu de forma apropriada para a discussão sobre o tema proposto.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XXVI Encontro de Iniciação à Docência
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