AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO BÁSICO EM FARMACOLOGIA CARDIOVASCULAR EM ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Karoline Gonzaga da Costa
  • Heitor Amorim Muniz
  • Lívia Rodrigues de Araújo
  • David Freitas de Lucena

Resumo

INTRODUÇÃO: Os princípios da farmacologia do sistema cardiovascular é um dos principais temas abordado na disciplina de Farmacologia Geral para os alunos do segundo semestre do curso de Medicina. Dado a prevalência das patologias que acometem esse sistema, é importante o conhecimento das formas de tratamento dessas doenças desde o início da graduação. OBJETIVOS: Buscou-se avaliar, após o fim do módulo de Farmacologia Geral, conhecimentos básicos fixados pelos alunos sobre a farmacologia do sistema cardiovascular. METODOLOGIA: Após a última aula do módulo para os alunos do segundo semestre (N=70) do curso de Medicina, a qual tinha como tema ‘’Fármacos que agem no sistema cardiovascular’’, foi realizada uma monitoria dirigida, dando enfoque no tratamento de patologias cardiovasculares como: hipertensão arterial sistêmica (HAS), insuficiência cardíaca (IC) e síndrome coronariana. Ao final da monitoria, foi proposto aos alunos que elaborassem uma pergunta, a qual eles mesmos pudessem responder, fundamentada nas formas de tratamento farmacológicas ou não das patologias supracitadas. RESULTADOS: 55 alunos (82,09%) foram capazes de responder corretamente à própria pergunta. Desses, 16 (29,09%) citaram os diuréticos como fármacos usados no tratamento da HAS, 13 alunos (23,64%) relembraram os fármacos que agem no sistema renina-angiotensina-aldosterona, 11 (20,00%) os fármacos anti-hipertensivos indicados durante a gravidez, 10 (18,18%) citaram drogas que bloqueiam o sistema nervoso simpático, 3 (5,45%) os fármacos doadores de óxido nítrico usados nas síndromes coronarianas, 3 alunos lembraram-se das condutas não farmacológicas no tratamento da HAS e 2 (3,64%) os bloqueadores de canais de cálcio indicados na IC. 12 alunos (17,91%) não foram capazes de responder corretamente à própria pergunta. CONCLUSÃO: A priori podemos concluir que os alunos conseguiram fixar e demonstrar quando solicitados os conhecimentos básicos em farmacologia cardiovascular.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência