CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA E NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS) NA FORMAÇÃO D OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA EEFM JOÃO MATTOS.

Autores

  • Lucas Rabelo Nunes
  • Rafael Lima Bandeira Sousa
  • Valberson da Silva Pereira
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa ação, a partir do relato de experiência do terceiro ano do ensino médio no Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS). Nessa perspectiva, o objetivo do estudo é relatar as experiências pedagógicas vivenciadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física durante a feira cultural da escola e a importância dos mesmos no NTPPS do colégio João Mattos, onde foi realizada a entrevista com a professora. Através da articulação entre a teoria e prática, o PIBID possibilita aos bolsistas e alunos da escola, estabelecer o contato direto com a realidade e dinâmica escolar. O NTPPS é um componente curricular integrador e indutor de novas práticas que tem como finalidade o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio da pesquisa, da interdisciplinaridade, do protagonismo estudantil, contribuindo fortemente para um ambiente escolar mais integrado, motivador e favorável à produção de conhecimentos. Logo, a participação do subprojeto de Educação Física foi essencial para que pudéssemos perceber os desafios existentes na rede pública de ensino em relação á elaboração e avaliação dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos. Concluímos que as experiências proporcionadas pelo NTPPS contribuem para desenvolvimento interpessoal dos alunos e promovem a integração entre alunos, bolsistas e professores.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência