ENSINO COLETIVO DE MÚSICA E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS.

Autores

  • Maria Angelica da Costa
  • Liu Man Ying

Resumo

Este trabalho tem como objetivo expôr a relevância das práticas de ensino coletivo de música. Nesse caso, o aprendizado de instrumentos de cordas friccionadas violino e viola, com foco no público infantil. Esta prática tem se mostrado uma importante ferramenta de acesso democrático à música, visto que há uma carência notória de recursos, sobretudo para aqueles que não podem pagar para obtê-los. Orientado pela professora Liu Man Ying, o projeto de extensão Ensino Coletivo de Violino e Viola do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem alcançado crianças da comunidade, numa faixa etária entre sete e doze anos. Divididas em duas turmas, uma de oito à nove anos e a outra de dez à doze. É importante salientar que a didática de ensino na prática coletiva, precisa ser planejada de modo a contemplar as fases diversas de desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos. Portanto é pertinente observar com atenção especial a escolha do material didático, bem como do repertório utilizados com as crianças da turma iniciante. Com o auxílio do livro All For Strings, de Gerald E. Anderson & Robert Frost, ministram-se exercícios baseados nos princípios de psicomotricidade que auxiliam o aluno no desenvolvimento de sua memória muscular cinestésica, no aprendizado das técnicas necessárias para a boa execução do instrumento. Como monitora da disciplina tenho observado que as interações sociais se apresentam como fator motivador na aprendizagem do instrumento, promovendo o desenvolvimento individual e do grupo, assim como na relação entre as crianças, pois são sempre incentivadas a dividir a estante e, se possível, o material didático, contribuindo para a realização de uma construção musical em conjunto. “A música pode levar a alegria de estar junto com outros colegas estudando com concordância, união, partilha e nos faz pensar que o ‘eu’ na verdade somos ‘nós’.” - Snyders (2008)

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência