ESTUDO DA FARMACOLOGIA DO CHOQUE A PARTIR DE ESTUDOS INTEGRADOS DE CASOS CLINICOS

Autores

  • Pedro Vinicius Brito Alves
  • Filadelfo Rodrigues Filho
  • Frederico Carlos de Sousa Arnaud
  • João Paulo Brito Alves
  • Ana Rosa Pinto Quidute

Resumo

INTRODUÇÃO: Choque é uma emergência médica que rapidamente pode evoluir a óbito, devido a falência circulatória. Há diferentes etiopatogenias para o choque e o sucesso terapêutico dependerá de sua rápida identificação e instituição do tratamento adequado. Nesse contexto, é evidente a importância desse conhecimento para o estudante de medicina desde o início dos estudos clínicos, visando consolidar as bases de um diagnóstico sólido e conduta assertiva para esta condição. OBJETIVO: Facilitar o ensino da fisiopatologia do choque através de casos clínicos reais, vistos na beira do leito. Consolidar a capacidade de integração clínica dos estudantes a partir de direcionamento oferecido por monitores das disciplinas de Farmacologia e Semiologia Médica, que trabalham a evolução dos sinais e sintomas do paciente a partir de cada intervenção farmacológica. METODOLOGIA: Em um primeiro momento foi ministrada uma aula teórica sobre a farmacologia do choque, onde os alunos são avaliados sobre o tema a partir de pré e pós-testes. No segundo momento, os monitores de farmacologia e semiologia apresentam casos clínicos, cujas conduções dependem dos conhecimentos já expostos no primeiro momento. A avaliação desta etapa é qualitativa e contempla a percepção dos estudantes sobre o impacto da atividade no aprendizado do tema e eficácia do método. RESULTADOS: O trabalho contou com um N de 8 estudantes. De acordo com a análise quantitativa, 87,5%% dos alunos obtiveram melhores notas no pós-teste em relação ao pré-teste. Qualitativamente, para 80%, o ensino da farmacologia foi beneficiado pela abordagem integrativa da atividade. Além disso, 100% dos estudantes recomendariam a continuidade dessa atividade para os próximos semestres. CONCLUSÃO: A integração teórico-prática de problemáticas clinicas para estudantes iniciantes é inclusiva, atrativa, eficiente e fomenta habilidades essenciais na prática médica, otimizando a curva de aprendizagem dos alunos.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência