IMPACTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS CONFECCIONADOS PELOS MONITORES DA DISCIPLINA DE GINECOLOGIA NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DO SEXTO PERÍODO DE MEDICINA NA PRÁTICA DE CATETERISMO VESICAL FEMININO NO LABORATÓRIO DE HABILIDADES

Autores

  • Breno Milhomens Arraes
  • Patrícia Karline Rojas
  • Lara Aires Castro
  • Francisco das Chagas Medeiros
  • Mayko Jonathan de Souza Vasconcelos
  • Francisco das Chagas Medeiros

Resumo

INTRODUÇÃO: O cateterismo vesical é o procedimento que visa a drenagem da urina que está na bexiga diante de várias situações clínicas, terapêuticas ou diagnósticas. Devido sua importância e prevalência na rotina médica, os alunos do 6º semestre do curso de medicina, na disciplina de Ginecologia, tem a oportunidade de realizar no laboratório de habilidades da faculdade de medicina da UFC tal procedimento, auxiliados por monitores, em manequins apropriados. Antes da realização dessa prática, é oferecido aos alunos o “Guia de Estudos para: Cateterismo Vesical” e o “Manual para: Cateterismo Vesical”, materiais confeccionados pelos monitores da disciplina de Ginecologia. Este trabalho visa avaliar o impacto de tais materiais no aprendizado da prática de cateterismo vesical feminino.MÉTODO: Disponibilizou-se material confeccionado pelos monitores de ginecologia (“guia de estudo” e “manual”) aos alunos cursando essa disciplina. Por meio de questionário online, buscou-se saber subjetivamente que impacto tais materiais tiveram no aprendizado da prática proposta. De forma objetivo, avaliou-se o desempenho desses alunos em uma avaliação clinicamente estruturada (OSCE). RESULTADOS e CONCLUSÃO: A experiência relatada pelos alunos vem sendo satisfatória, a fim de desenvolver nos estudantes a habilidade necessária para realização de cateterismo vesical feminino. Ainda se faz presente ações de avaliações praticas nos próximos meses e comparadas qualitativamente com as turmas anteriores.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência