O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS MONITORIAS DO MÓDULO DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICAS EM NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA: UMA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Wiviany Silva de Almeida
  • Karoline Luanne Santos de Menezes
  • Lidiane Andrea Oliveira Lima

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) estão em crescente difusão, impactando os diferentes ambientes de ensino-aprendizagem. Muitos estudos têm demonstrado que estas aguçam o interesse, a motivação e a criatividade dos alunos. Sendo, portanto, uma importante ferramenta neste processo. Este trabalho objetivou verificar a utilização de uma TDIC para a discussão de casos clínicos, coleta de material de apoio e tirar dúvidas pelos alunos do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. A TDIC utilizada como ferramenta foi um grupo fechado do facebook, durante o semestre letivo 2017.1. Após o final do semestre, foi aplicado e encaminhado, via email, um questionário online com quatro perguntas semiestruturadas aos alunos, utilizando o recurso google drive. As respostas foram armazenadas no recurso e, posteriormente, analisadas. Apenas 68,75% dos alunos responderam ao questionário. Deste total, 100% afirmou ter livre acesso à internet, 56,5% respondeu participar das discussões dos casos clínicos e 78,3% afirmou utilizar o grupo para acessar ao material de apoio. Quanto ao acesso para tirar dúvidas, 65,2% respondeu utilizar “somente às vezes”. Quanto ao uso das TDICs como ferramenta, 100% respondeu que estas podem ser utilizadas, mas não substitui a monitoria presencial. Este trabalho permitiu questionar a importância das tecnologias para a educação e seu papel na qualidade deste processo. Diante dos resultados prévios encontrados, inferimos que, apesar da TDIC utilizada ser uma ferramenta bastante difundida e utilizada pela sociedade que tem acesso à internet, inclusive pelos alunos do módulo, não substitui as monitorias presenciais, mas pode ser utilizada como um importante recurso neste processo com os mais diferentes objetivos. No entanto, as monitorias presenciais permitem uma maior interação e confiança para tirar dúvidas referentes aos assuntos abordados.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência