PLANOS DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA DESENVOLVIDOS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Maria Carla Viana Fontenele
  • Breno Queiroz
  • Mylenne Jácome
  • Bruna Esmeraldo
  • Marta Maria de Franca Fonteles

Resumo

INTRODUÇÃO: Atenção Farmacêutica é o conjunto de ações, promovidas por um farmacêutico em colaboração com os demais profissionais de saúde, que visam promover o uso racional dos medicamentos, a manutenção da efetividade e segurança do tratamento, e tem como foco principal o paciente. Para realizar essas atividades é válido criar um plano de atenção farmacoterapêutico que auxilia o paciente e torna o tratamento mais efetivo. OBJETIVO: Descrever a prática desenvolvida na disciplina de Atenção Farmacêutica, do semestre 2017.1, sobre a elaboração do plano de atenção farmacêutica para um grupo de pacientes. METODOLOGIA: Foi elaborado um instrumento para servir de orientação para a elaboração do plano para os alunos da disciplina, com os seguintes tópicos: introdução, objetivo, e desenvolvimento que deve conter a morbidade escolhida, lugar de aplicação, pacientes que serão acompanhados, duração, profissionais envolvidos, horário de atendimento, informações do medicamento e elaboração de um instrumento de intervenção educativa. As orientações foram compartilhadas com os alunos através do email da turma e por um grupo numa rede social onde havia o diálogo para esclarecimento de possíveis dúvidas. Os alunos foram divididos em pequenos grupos nos quais eles escolheram temas livres, em consenso, para não ocorrer repetição e viabilizar a diversidade dos planos. RESULTADOS: Os alunos foram divididos em grupos de seis participantes com os seguintes temas abordados: depressão, lúpus, diabetes gestacional, parasitoses, Alzheimer e Doença de Chagas. Das seis equipes, três apresentaram, como intervenção educativa, folders; duas apresentaram manuais sobre a doença e, uma, estruturou um diário de tratamento. CONCLUSÃO: A elaboração do plano de atenção farmacêutica contribui para o exercício do farmacêutico quanto ao planejamento de estratégias que serão utilizadas em diversos segmentos da prática clínica e ações em saúde.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência