2° DIA MUNDIAL DO BRINCAR: SALA DE EXPERIMENTAÇÕES, UMA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS ATRAVÉS DO BRINCAR. (O FUNCIONAMENTO DA BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. CÓDIGO DO PROJETO: CB:2017.PJ.069)

Autores

  • Jamile de Almeida Matos
  • Cristina Facanha Soares

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a proposta desenvolvida pelo Projeto de Extensão intitulado “Brinquedoteca – 2° Dia Mundial do Brincar – Sala de Experimentações. O projeto foi desenvolvido em formato de uma sala de experimentações que teve como público alvo bebês, a partir de seis meses e criança até cinco. Buscou-se promover uma relação mutuamente transformadora entre a universidade e a sociedade, articulando atividades que aproximassem pais e filhos em um momento lúdico e de aprendizagem tanto para a criança como para o seu responsável e os brinquedistas. A proposta teve como aporte teórico o brincar livre (KICHIMOTO 2013:GOLDSCHMIED). A metodologia da Sala de Experimentações foi dividida em 12 sessões, com duração de 30min. A organização do espaço e dos materiais foi pensado para que os bebês pudessem explorar e participar livremente sem muita interferência de seu responsável ou dos brinquedistas, os quais auxiliavam somente quando necessário. Dentre as propostas destaca-se: cama de gato para bebês, pimbolim, boliche, quadro sensorial para bebês, que cheirinho é esse?, tapete das sensações e a oficina de massinha. Como resultado foi possível perceber a participação dos bebês, fazendo suas escolhas, explorando os materiais de forma livre. Como processo de avaliação foi aplicado um questionário aos responsáveis dos bebês os quais assinalaram que gostaram bastante da perspectiva abordada na sala e destacaram que o evento contemplou os bebês. A crítica dos pais foi a participação de crianças maiores junto com os bebês. A partir da avaliação foi possível concluir que a metodologia utilizada foi bastante eficaz e a sala de experimentações contribuiu para uma maior interação dos bebês, com seus pais e o ambiente e também demonstrou como aproveitar a atividade espontânea e investigativa das crianças pequenas.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Extensão