A CONSTRUÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ(SABERES EM AÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA) N CADASTRO: 23067.002892/2017-61
Resumo
O trabalho teve como objetivo geral implementar um programa de formação continuada para professores de educação física na rede municipal de educação de Maracanaú, dando ênfase na construção de diretrizes curriculares, bem como ampliar as relações dos estudantes da Universidade com o campo de intervenção na escola. Como objetivo específico estruturar um novo currículo, comparando às propostas da Base Nacional Comum Curricular. O trabalho se caracteriza inicialmente com a apresentação de mapa docente, na qual busca fomentar informação da atuação do docente nas escolas municipais de Maracanaú. Após esta primeira impressão, foi feito um novo questionamento sobre os objetivos e conteúdos da educação física, justamente para entender a dinâmica da metodologia utilizada no alcance dos objetivos, por meio dos conteúdos descritos nas enquetes. Os resultados indicam que os professores de educação física de Maracanaú ainda tendem a ministrar aulas que contemplem uma metodologia que predomina os esportes, jogos e brincadeiras, porém há uma crescente evolução nas práticas de aventura e na dança. Em relação às aulas, percebeu-se a preocupação dos professores em sempre relacionar a teoria com a prática, mesmo diante das dificuldades estruturais. Os tipos de avaliações foram os mais diversos, mais sempre dando ênfase na participação do aluno. Por fim, quanto aos objetivos e conteúdos, estes devem ser contextualizados e deve haver critérios para definir os conteúdos de cada série. Diante às intervenções propostas pelo projeto, houve um diálogo bastante construtivo entre os professores, já que os integrantes do projeto serviram como incentivadores e facilitadores das inquietações e dilemas da realidade dos professores, com o propósito de encontrar respostas e mediar um currículo sistematizado e único para o município de Maracanaú. Faz-se necessário a continuação do projeto, pois possibilita aos professores a luta por uma disciplina mais transformadora e respeitada pela sociedade.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XXVI Encontro de Extensão
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