A PARTICIPAÇÃO DISCENTE NO CORPO EDITORIAL DA REVISTA FISIOTERAPIA E SAÚDE FUNCIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA (REVISTA FISIOTERAPIA E SAÚDE FUNCIONAL - QA74.2010.PP1291)

Autores

  • Rebeca de Oliveira Rocha
  • Ana Carla Lima Nunes
  • Lidiane Andréa Oliveira Lima
  • Camila Ferreira Leite
  • Márcio Almeida Bezerra
  • Simony Lira do Nascimento

Resumo

INTRODUÇÃO: A excelência na construção do conhecimento implica aprendizagem, transmissão e reprodução do saber. Dentro dos pilares construtores de uma boa universidade estão suas poderosas fontes de conhecimento: o ensino, a pesquisa e a extensão. Estes componentes são integrados em formas acadêmicas claras e objetivas de construção e excelência quando em uma universidade, é sugerida a criação de uma revista científica como projeto de extensão. Assim, a revista científica é um veiculo de transmissão e reprodução do saber, na medida em que com a sua intervenção facilmente se desenvolvem Escolas de pensamento e de conhecimento. OBJETIVO: Reportar a experiência acerca da atuação de uma acadêmica no projeto Revista Fisioterapia e Saúde Funcional (RFSF) e a importância que a inserção precoce no corpo editorial da revista trouxe à sua formação acadêmica. METODOLOGIA: um relato de experiência será utilizado pela acadêmica do curso de fisioterapia sobre sua atuação como bolsista no projeto RFSF. RESULTADOS: As atividades desenvolvidas pela acadêmica foram: avaliação inicial dos artigos submetidos à revista; suporte técnico aos usuários e a edição de textos para publicação. Essas atividades permitem ao discente uma aproximação com o contexto da pesquisa o que facilita a compreensão da importância da produção e da disseminação do conhecimento. Além disso, fazer parte de um projeto como esse na universidade possibilita ao aluno desenvolver habilidades para a escrita científica, despertar o interesse pela contribuição com o avanço da ciência e o entendimento da necessidade da constante atualização científica para melhor atuação mesmo quando profissional. CONCLUSÃO: O contato precoce do aluno de graduação com o contexto da pesquisa é um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Extensão