AÇÃO DO PROJETO INTERPESCA NO TROTE SOLIDÁRIO DE LIMPEZA DE PRAIA PARA OS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA DA UFC EM 2017.1
Resumo
O projeto INTERPESCA tem como um de seus objetivos estudar as interações da pesca com a biota aquática a fim de minimizar os impactos antrópicos ocasionados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos no Município de Fortaleza e Região Metropolitana. Tal descarte indevido tem interferido diretamente na vida das tartarugas marinhas, que muitas vezes confundem os resíduos com seus alimentos e ingerem-nos, o que muitas vezes leva estes animais a óbito. A ação do projeto é necessária visto que realiza atividades de monitoramento de praias para o registro de ocorrência de encalhes e/ou nidificações, além da remoção de resíduos sólidos deixados no ambiente visando diminuir a presença destes nos mares e oceanos. Como uma das atividades de limpeza de praia do programa “Limpando Nossas Praias – Projeto Interpesca UFC”, foi realizada como parte das atividades de recepção de calouros do curso de Engenharia de Pesca, o I Trote Solidário em parceria com o Centro Acadêmico Stênio de Freitas. A ação foi realizada na Praia de Iracema em Fortaleza e constou da coleta de resíduos sólidos, exposição de pôsteres científicos e fixação de placas socioeducativas, para alertar a população das consequências negativas ocasionadas pelo descarte indevido de resíduos sólidos. Participaram da atividade cerca de 100 pessoas, incluindo alunos, professores, frequentadores da praia, funcionários da INACE, além de órgãos oficiais como a SEMA e a SECULTFOR. Por se tratar da primeira vez que este tipo de trote solidário foi realizado, pôde-se concluir que a atividade foi bastante produtiva e exerceu uma influência positiva sobre todos os envolvidos. Sugere-se que esta atividade seja realizada em novos eventos de recepção de calouros, de cursos como Oceanografia e Ciências Ambientais.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XXVI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.