USO DE QUESTIONÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS DE PERCEPÇÃO SOBRE TARTARUGAS MARINHAS
Resumo
Questionários são instrumentos de investigação que visam coletar informações de um grupo representativo da população em estudo. Para tanto, aplicam-se questões sobre um tema de interesse, no intuito de gerar dados condizentes com os objetivos de um projeto. Este método é considerado um dos instrumentos mais utilizados na investigação social, sobretudo nos estudos de percepção ambiental. O Projeto Interpesca estuda a interação antrópica com a biota aquática, em especial as tartarugas marinhas, estimulando a conscientização ambiental da comunidade litorânea, e a incorporação da participação pública no processo de conservação do meio ambiente e de seus recursos biológicos. Com isso, a obtenção de informações a respeito da percepção dos usuários das praias sobre as tartarugas marinhas, torna-se fundamental para compreender a interação do Homem com o ambiente. Recorreu-se à aplicação de questionários semiestruturado, adaptados a cada localidade como ferramenta de coleta destas informações. Os questionários foram divididos em partes: (1) perfil do entrevistado, informações sobre os usuários em função da sua relação com o ambiente; (2) grau de conhecimento, nível de esclarecimento dos usuários sobre tartarugas marinhas e aspectos correlatos; (3) ocorrências de tartarugas marinhas, experiência de avistamento; e (4) informações requeridas, identificação da necessidade de informações sobre tartarugas marinhas por parte dos respondentes. Os questionários foram aplicados nas praias de cobertura do Projeto Interpesca, compreendida entre o Porto do Mucuripe e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, entre os meses de setembro de 2016 a agosto de 2017, totalizando uma amostra de 147 entrevistas até o momento. A partir das informações recolhidas, se produziu seis trabalhos submetidos a eventos científicos nos anos de 2016 e 2017. Este método mostra-se eficaz na obtenção de informações úteis requeridas pelo Projeto Interpesca, visando à conservação do meio ambiente.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.