A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO PARA A ESCOLHA DO CURSO, AS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS E A ÁREA DE ATUAÇÃO DE MAIOR INTERESSE DE ALUNOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Camila Lopes Gomes
  • Milena de Sousa Gomes
  • Gabriela Ferreira de Queiroz
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação que buscou compreender a relação entre a motivação para a escolha do curso de Educação Física, as experiências e vivências com a Educação Física e a área de atuação de maior interesse dos participantes antes do ingresso no curso. O estudo foi motivado por ações do Projeto Inter-Ações na Perspectiva do Formar-ser, que busca reduzir a evasão dos alunos, bem como propiciar uma melhor ambientação com o curso e com a universidade, e foi realizado com 107 alunos ingressantes nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, vespertino e noturno, nos semestres de 2017.1 e 2017.2, da Universidade Federal do Ceará. Para obtenção dos dados utilizados, foi realizado um questionário diagnóstico que continha dezenove questões e buscava compreender o perfil dos alunos ingressantes no curso, de onde foi feito um recorte de três questões relacionadas ao objetivo do presente estudo. A pesquisa identificou que muitas das experiências e vivências dos alunos estão relacionadas, principalmente, à prática de atividades esportivas, musculação e outras atividades em academias, bem como às aulas de Educação Física na escola. Dessa maneira, a grande maioria dos alunos participantes relatou que a motivação para a escolha pelo curso de Educação Física se deu pelas experiências e vivências supracitadas, durante as fases da infância e/ou adolescência. Com relação às áreas de atuação de maior interesse dos estudantes antes da escolha pelo curso, as respostas variaram entre Educação Fisica escolar, esportes, musculação, dança, atividade física e saúde, ginástica, natação e lutas, sendo os esportes, a musculação e a atividade física e saúde as áreas de atuação mais citadas pelos alunos. Concluímos, portanto, que as experiências e vivências dos alunos com a Educação Física influenciaram suas escolhas pelo referido curso.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação