COMPREENSÃO A RESPEITO DA DIFERENÇA ENTRE LICENCIATURA E BACHARELADO DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

Autores

  • Milena de Sousa Gomes
  • Camila Lopes Gomes
  • Gabriela Ferreira de Queiroz
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender qual ou quais conhecimentos os alunos ingressantes tinham sobre a diferença entre Licenciatura e Bacharelado dentro do curso de Educação Física e, como essa concepção seria um fator importante para analisar a identificação ou não dos alunos com sua escolha pelo curso. O estudo foi motivado por ações do Projeto Inter-Ações na Perspectiva do Formar-ser, que busca reduzir a evasão dos alunos, bem como propiciar uma melhor ambientação com o curso. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com 107 alunos ingressantes nos cursos de Licenciatura e Bacharelado, vespertino e noturno, nos semestres de 2017.1 e 2017.2. Para a coleta de dados, utilizamos como instrumento um questionário que continha dezenove questões e buscava compreender o perfil dos alunos ingressantes no curso. Três questões relacionadas ao objetivo do presente estudo foram analisadas para conclusão da mesma. Os resultados indicam que 43,6% mudaram sua compreensão e 56,4% não tiveram mudanças significativas na diferença entre licenciatura e bacharelado. Dos 43,6% que mudaram sua compreensão 87,5% disseram que se identificaram com a escolha, contra 12,5% que declararam que não fizeram a melhor decisão sobre a área escolhida. Já os 56,4% que não mudaram sua compreensão a respeito da área escolhida, 87,1% se identificaram com a escolha, contra 12,9% que também alegaram não ter feito a melhor decisão. Concluímos que, apenas 12,7% dos avaliados não estão satisfeitos com sua escolha. Esse dado nos leva a concluir que apesar do elevado número de alunos que entram no curso sem ter o conhecimento da diferença entre Licenciatura e Bacharelado, mas que passam a conhecer logo no primeiro semestre, não é um fator tão determinante para a evasão dos alunos, visto que a grande maioria mesmo que no momento da escolha não tinham uma boa compreensão da diferença se identificaram com o curso escolhido.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação