ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES EM UMA FACULDADE DE MEDICINA E DESENVOLVIMENTO DE ESTILOS DE ENSINO
Resumo
Introdução: Existem muitas definições do que seria um estilo de aprendizagem. No entanto, todas os conceitos tem como similaridade a ideia de que, embora existam vários modos e meios de aprendermos, temos preferências e maior facilidade de aprender por determinados métodos e isso é o que define nosso estilo de aprendizagem. O presente estudo tem como base conceitos da teoria experiencial de aprendizagem desenvolvida por Kolb, o qual afirma que o aprendizado é um processo que decorre dos modos de apreensão e transformação da experiência que combinados originam quatro estilos de aprendizagem (assimilador, divergente, convergente e acomodador) e da teoria VARK(do inglês visual, aural, leitura, kinestesic) elaborada por Fleming, segundo a qual, utilizamos quatro modalidades de aprendizado: a visual, a auditiva, a leitura/escrita e a cinestésica. Objetivos: Determinar os estilos de aprendizagem predominantes dentre os acadêmicos ingressantes no curso de medicina por meio do inventário de estilos de aprendizagem de Kolb e do questionário VARK. Metodologia: Aplicaram-se aos alunos recém-ingressos no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza o inventário de estilos de aprendizagem de Kolb, o questionário VARK e um questionário próprio para identificação das principais metodologias e técnicas de aprendizagem utilizadas pelos estudantes. Após a coleta dos dados foi realizada a tabulação dos escores dos questionários e análise gráfica e estatística (Teste T student). Resultados: Responderam aos questionários 80 alunos ingressantes do curso Medicina no semestre 2017.2 após consentimento informado. Conclusão: A diversidade de estilos de aprendizagem apresentada pelos estudantes demanda por parte da instituição de ensino a inclusão de várias metodologias e técnicas de ensino-aprendizagem a fim de abranger a pluralidade, aperfeiçoar o aprendizado e desenvolver as competências e habilidades requeridas pela profissão, visando alcançar um ensino de excelênciPublicado
2017-11-08
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.