ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES EM UMA FACULDADE DE MEDICINA E DESENVOLVIMENTO DE ESTILOS DE ENSINO

Autores

  • Suzhyney Raphaelly Lima Silva
  • Maria Angelina da Silva Medeiros
  • Mayko Jonathan de Souza Vasconcelos
  • Fernanda Holanda Menezes
  • Valéria Goes Ferreira Pinheiro
  • Francisco das Chagas Medeiros

Resumo

Introdução: Existem muitas definições do que seria um estilo de aprendizagem. No entanto, todas os conceitos tem como similaridade a ideia de que, embora existam vários modos e meios de aprendermos, temos preferências e maior facilidade de aprender por determinados métodos e isso é o que define nosso estilo de aprendizagem. O presente estudo tem como base conceitos da teoria experiencial de aprendizagem desenvolvida por Kolb, o qual afirma que o aprendizado é um processo que decorre dos modos de apreensão e transformação da experiência que combinados originam quatro estilos de aprendizagem (assimilador, divergente, convergente e acomodador) e da teoria VARK(do inglês visual, aural, leitura, kinestesic) elaborada por Fleming, segundo a qual, utilizamos quatro modalidades de aprendizado: a visual, a auditiva, a leitura/escrita e a cinestésica. Objetivos: Determinar os estilos de aprendizagem predominantes dentre os acadêmicos ingressantes no curso de medicina por meio do inventário de estilos de aprendizagem de Kolb e do questionário VARK. Metodologia: Aplicaram-se aos alunos recém-ingressos no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza o inventário de estilos de aprendizagem de Kolb, o questionário VARK e um questionário próprio para identificação das principais metodologias e técnicas de aprendizagem utilizadas pelos estudantes. Após a coleta dos dados foi realizada a tabulação dos escores dos questionários e análise gráfica e estatística (Teste T student). Resultados: Responderam aos questionários 80 alunos ingressantes do curso Medicina no semestre 2017.2 após consentimento informado. Conclusão: A diversidade de estilos de aprendizagem apresentada pelos estudantes demanda por parte da instituição de ensino a inclusão de várias metodologias e técnicas de ensino-aprendizagem a fim de abranger a pluralidade, aperfeiçoar o aprendizado e desenvolver as competências e habilidades requeridas pela profissão, visando alcançar um ensino de excelênci

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação