MÍDIAS VISUAIS E EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Fernanda Holanda Menezes
  • Fernanda Holanda Menezes
  • Mayko Jonathan de Souza Vasconcelos
  • Suzhyney Raphaelly Lima Silva
  • Valéria Goes Ferreira Pinheiro
  • Francisco das Chagas Medeiros

Resumo

Introdução: O uso de mídias visuais tem se mostrado uma ferramenta de grande potencial como instrumentos de educação acerca de variados assuntos. Procedimentos médicos podem ser utilizados através de vídeos instrutivos, enquanto filmes podem ser utilizados para reflexão acerca de temas como empatia e comunicação de más notícias, por exemplo. Ao redor do mundo, muitos estudos têm sido realizados a fim de analisar o papel de vídeos e de cinema sobre o ensino da medicina. Objetivo: através de uma revisão compreensiva de literatura, avaliar o uso dessas mídias no aprendizado dos estudantes de medicina. Uma busca foi feita nas plataformas “Periódicos Capes” e PUBMED, utilizando as palavras-chave: “cinema and medical education”. Vinte artigos foram utilizados para a revisão. Resultados: os artigos demonstraram resultado positivo quanto à utilização de mídias visuais na educação médica. Os estudos envolvendo o uso de vídeos instrutivos realizaram suas análises por meio de estudos quantitativos. Levitt et al, ao realizarem um estudo randomizado para analisar o desempenho de estudantes de medicina na pratica de punção venosa, encontraram que estudantes que havia assistido ao vídeo instrucional cometeram menos erros do que os que não haviam assistido. Já os estudos qualitativos trouxeram seus resultados por meio da impressão dos estudantes. Num estudo por Leng et al, estudantes relataram que os vídeos de casos clínicos propiciaram uma imagem integrada do paciente como pessoa, atraindo sentidos múltiplos e motivando-os ao trabalho serio na resolução dos casos. Além disso, Noutro estudo, os estudantes falaram sobre a importância de atentar para os problemas emocionais e psicológicos dos pacientes. Conclusão: Como desafios da formação de novos médicos, essas mídias surgem como uma estratégia eficaz/atrativa para os estudantes. Através dessas ferramentas, uma variedade de temas pode ser abordada de forma facilitada, incluindo temas mais complexos como a relação medico paciente

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação