O GUIA DE PERCURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACED-UFC: UMA TENTATIVA DE MINIMIZAR A EVASÃO
Resumo
A evasão discente dos cursos de Ensino Superior tem aumentado bastante (INEP 2016). Diversos são os fatores que acarretam na desistência por parte dos alunos, destacamos aqui a falta de adaptação do estudante recém-ingresso ao curso. Ocasionado, em muitos casos, pela dificuldade de acesso às informações e a vasta burocracia presente nas Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, o Guia de Percurso FACED-UFC se apresenta como uma iniciativa que se desdobra na linguagem dos discentes, uma vez que foi elaborado pelos bolsistas do projeto Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (TERCOA) e demais alunos do curso de pedagogia, que participaram como voluntários da elaboração do Guia. O objetivo do guia é possibilitar ao aluno ingressante situar-se no meio acadêmico, condensando as informações sobre funcionamento da FACED, setores da UFC e Assistência Estudantil, a exemplo, assistência médica e odontológica, restaurante universitário e outros, em um só lugar, garantindo a possibilidade de acesso facilitado ao pleno uso da Universidade pelo aluno. Para tanto, coletamos informações dos sites oficiais da UFC, bem como de visitas aos departamentos e demais instâncias e entrevistas com os servidores mais antigos da Instituição. O resultado desse processo deu origem ao documento Guia de Percurso FACED-UFC, que já se encontra em fase final para publicação em e-book, no site institucional do grupo de pesquisa G-Tercoa. Consideramos de extrema importância para a permanência do aluno recém-ingresso a existência de formas que viabilizem sua chegada, permanência e trajetória durante o curso de graduação. Entendemos ainda que o guia não é um produto acabado, devido às inúmeras realidades existentes e a grande dinâmica que movimenta os corredores da Universidade. É parte de sua proposta, acompanhar o desenvolvimento dos regulamentos que norteiam a Universidade e estar sempre em processo de atualização, a fim de ser um produto atualizado e útil aos estudantes de graduação.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.