O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE VIOLINO E VIOLA NA METODOLOGIA DO ENSINO COLETIVO DE CORDAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência sobre o processo de ensino-aprendizagem observado no ensino dos instrumentos violino e viola com a metodologia de ensino coletivo de cordas na Universidade Federal do Ceará. A metodologia do ensino coletivo de cordas (violino e viola) começou a fazer parte da matriz curricular do curso de música da UFC desde 2015.2 com a criação disciplinas de Violino e Viola e de grupos de extensão para o ensino dos instrumentos citados. O objetivo deste relato de experiência é identificar as estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas na metodologia de ensino coletivo de cordas nas turmas de violino e viola e como elas motivam os alunos a permanecerem no curso. A abordagem deste trabalho será qualitativa e sua metodologia se dará por meio de análise documental, revisão de plano de aula e diário de campo, assim como entrevista direta com a professora responsável pelas turmas. O referencial teórico baseia-se em: Ying (2007; 2012) quanto aos métodos de ensino coletivo de cordas friccionadas; Gil (2009) e Duarte e Barros (2006) que esclarecem sobre metodologias de trabalhos científicos e Freire (2013) sobre processos de formação humana. O acompanhamento desse trabalho somente foi possível pelo apoio da Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – Prograd. Verificou-se que muito do progresso dos alunos que estudam os instrumentos violino e viola na metodologia de ensino coletivo de cordas da UFC está em consonância com a troca de saberes entre os próprios alunos e a didática da professora para tirar dúvidas com processos práticos, assim, observa-se que a motivação com o progresso, ambiente saudável das aulas e os desafios da gradual evolução quanto a dificuldade nos estudos motivam os alunos a continuarem no curso.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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