Gabriela Ferreira de Queiroz, Milena de Sousa Gomes, Camila Lopes Gomes, Maria Eleni Henrique da Silva
O presente estudo teve como objetivo apresentar os resultados do relato dos estudantes sobre suas perspectivas de carreira profissional pós-formatura, o que eles pretendem aprender para atender as suas expectativas profissionais e se pretendem fazer outro(s) curso(s) pós-formados e qual(is) seria. Este Estudo foi elaborado por ações do Projeto Inter-Ações na Perspectiva do Formar-se, que busca reduzir a evasão dos alunos, portanto, articulando e proporcionando um melhor ambiente de interação ao curso e universidade. O estudo de caráter qualitativo utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, que buscou compreender o perfil dos estudantes, contendo 19 questões, que foi aplicado para 107 discentes, ingressantes nos cursos de licenciatura e bacharelado em educação física, vespertino e noturno, nos semestres de 2017.1 e 2017.2, da Universidade Federal do Ceará. Para esta pesquisa fizemos um recorte de três questões e, após a análise dos dados os resultados indicam que: depois de formados, os alunos têm como perspectivas de carreira profissional atuar em escolas, projetos sociais, escolinhas, ambiente hospitalar, reabilitação e personal trainer. Pretendem aprender ao máximo o que as disciplinas do curso têm a oferecer, focando com importância naquelas em que vai ser necessárias para seu futuro profissional, aprendendo a trabalhar com o corpo, saúde e educação, atingindo suas expectativas profissionais. E pretendem fazer, quem é da licenciatura, o fluxo contínuo para bacharel, uma especialização, doutorado, mestrado e outra graduação, dentre os mais citados estão nutrição e fisioterapia. Concluímos que os jovens ingressantes no curso almejam uma profissão em que possam fazer a diferença na vida de pessoas ou mesmo na sociedade, aprendendo durante o curso o que for indispensável para ter êxito com seus alunos, como questões do corpo e saúde para com o próximo e se aprofundando em pesquisas e outras graduações quem possam complementar sua formação.
Palavras-chave: profissão. estudantes. ingressantes. educação física.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 2, 2017
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