OUTROS GESTOS DE MONTAGEM
Resumo
O pôster consiste na apresentação de investigações artísticas sobre outros gestos de montagens possíveis para o audiovisual com a utilização de aparelhos —atualmente considerados obsoletos— a partir de suas materialidades e técnicas implícitas. O cinema, como dito por Walter Benjamin, pode ser visto como uma síntese das demais artes e a montagem surge como uma necessidade estética e ideológica para tal processo. Como exemplo a ser analisado, trabalharemos a partir da intervenção urbana do grupo #ir! e Projet'ares Audiovisuais v.5.1 (bolsa SECULT-ARTE da Profa. Dra. Milena Szafir), a obra “Ceará Remix”, realizada na Praça do Ferreira (Fortaleza-CE) durante o 5º Circuito UFC-ARTE (Cine São Luiz). Tal experimentação artística consistiu em uma performance ‘live images’ desde materias cinematográficos “sampleados” que foram [re]mixados com captura de câmera ao vivo, onde buscávamos uma tentativa de diálogo com o público (transeuntes do centro da cidade) desde imagens e sons tipicamente cearenses às técnicas-tecnologias analógicas e eletrônicas. O montador manipula suas imagens em um processo que atravessa e molda toda a obra audiovisual. Quando suas ferramentas mudam, voltam do digital para o eletrônico-analógico, o que muda em sua obra? Assim, tentaremos argumentar sobre a importância das práticas didático-artísticas nos processos de edição para além da era digital, como a conhecemos: experimentações de novos gestos de montagens possíveis para além do clique na ponta dos dedos dos teclados e mouses junto aos atuais softwares de manipulação audiovisual.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.