A ANÁLISE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOLAR NO CURSO À DISTÂNCIA DE ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO POLO DE CAMOCIM.

Autores

  • Samille dos Santos Pessoa
  • Osmundo Francisco Fernandes dos Santos

Resumo

O Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar é primordial para comunicação e avaliação dos alunos, além de proporcionar integração entre os atores da EAD nos Cursos de Graduação ofertados pela UFC. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a interação didático-pedagógica entre os bacharelandos do Curso de Administração em Gestão Pública Municipal do Polo de Camocim e o Solar, destacando as potencialidades e os obstáculos do processo ensino-aprendizagem, em função das ações propostas pelo ambiente. A EAD das Instituições de Ensino Superior se configura através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sendo que esses ambientes se correlacionam com as ferramentas e os artifícios tecnológicos que podem gerar um desconforto didático para alunos provenientes de uma vida estudantil embasada no Ensino Presencial. A pesquisa em questão tem cunho qualitativo, utilizando pesquisa bibliográfica e documentalista, aliados a um questionário semiestruturado. A aplicação do questionário é delimitada apenas aos alunos da turma citada, buscando assim um maior esclarecimento sobre o uso dessas ferramentas dispostas no Solar, como fóruns, chats, web conferências e portfólios para a aquisição tanto de notas de atividades, como de frequência. Dessa forma, os dados serão coletados, organizados e classificados em tópicos desenvolvidos no decorrer da entrevista. A princípio os pontos a serem identificados são as principais características inter-relacionadas entre o aprendizado dos alunos em contato com o AVA, averiguando quais as principais consequências pedagógicas no ensino dos acadêmicos. Assim, pode-se definir o aparecimento de novas sugestões para melhoria do Solar, como indicações de novas posturas para todos os integrantes envolvidos neste universo de troca de saberes.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência