A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE DOCÊNCIA E DE TECNOLOGIA NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA

Autores

  • Gabriela Teles
  • João Ítalo Mascena Lopes
  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • Palloma Lopes de Melo
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo desse trabalho é descrever como a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) na disciplina Tecnodocência, durante o semestre 2016.2, favorece a compreensão dos licenciandos quanto aos conceitos de Docência e Tecnologia. Diante da ampla difusão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), docentes e discentes experimentam um movimento que demanda por mudanças no processo de ensino, aprendizagem e avaliação. Percebe-se a relevância de que os licenciandos ancorem, de forma substantiva e não-arbitrária, os conceitos de Docência e de Tecnologia, refletindo e praticando sua integração. A pesquisa utilizou o Estudo de Caso, em que os dados obtidos com a aplicação de questionário de sondagem, de avaliação e das categorias teóricas, foram triangulados. Subdividiu-se em planejamento, coleta e análise de dados. Ressalta-se que vinte (20) licenciandos responderam aos dois questionários utilizados. Observou-se uma mudança significativa quanto à compreensão dos licenciandos sobre os conceitos de Docência e de Tecnologia. No questionário de sondagem, evidenciou-se em doze (12) licenciandos a correlação entre o conceito de Docência e a ideia de transmissão de conhecimentos, de modo que os outros respondentes resumiram o conceito à ação de ensinar. No questionário de avaliação, verificou-se que sete (7) licenciandos ainda associaram a Docência à transmissão, entretanto, o restante apresentou aspectos relativos à aprendizagem mútua e à construção do conhecimento. Sobre o conceito de Tecnologia, verificou-se que no primeiro questionário, quatorze (14) licenciandos denotaram compreender a tecnologia como um produto, aspecto que foi modificado no questionário de avaliação, em que somente seis (6) licenciandos ainda apontaram tal perspectiva. Considera-se que as práticas didático-metodológicas que permeiam a Tecnodocência favoreceram a mudança de concepção quanto aos conceitos em estudo, elemento conectado à utilização teórica e prática da TAS.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência